Metodologia
Um projeto como este requer planejamento, organização e a coordenação de esforços de cinco equipes distintas.
Para atender aos objetivos da pesquisa, os pesquisadores se distribuíram em grupos que vão se debruçar sobre aspectos que ajudam a compor a credibilidade jornalística. A estrutura de trabalho se apoia em cinco eixos:
- Compromissos Democráticos do Jornalismo (Eixo DJ, sob responsabilidade da equipe Unesp)
- Accountability do Jornalismo (Eixo AC, a cargo da equipe UnB)
- Teoria e Ética Jornalística (Eixo TE, com a equipe UFSC)
- Sistemas de Qualidade (Eixo SQ, com a equipe UFS)
- Combate à Desinformação (Eixo CD, com a equipe UFPA)
Cada equipe organiza sua dinâmica interna de modo a seguir o cronograma geral da pesquisa. Os coordenadores dos eixos reúnem-se periodicamente para acompanhamento, troca de informações, e avaliação de resultados. Só em 2022, foram realizadas 19 reuniões entre os coordenadores dos eixos. Canais de comunicação interna permitem interação e equalização de informações.
Do ponto de vista metodológico, o projeto vai combinar diversas técnicas de pesquisa:
a) revisão bibliográfica sobre o conceito de credibilidade e seus entornos;
b) análise de conteúdo de mídias jornalísticas, em especial as consideradas alternativas, que tendem a estabelecer relações diferentes de confiança com seu público;
c) análise documental de manuais, documentos, normativas, sites e guias editoriais;
d) análise de enquadramento de coberturas;
e) entrevistas e grupos focais com jornalistas e consumidores de informação.
A aplicação dessas técnicas permitirá a extração de indicadores que serão introduzidos no sistema Q-Avalia, já desenvolvido por um de nossos pesquisadores. O módulo para a geração do Índice de Credibilidade Jornalística (ICJOR) estará apoiado em dois instrumentos de extração de informações, do produto (coberturas jornalísticas, reportagens…) e gestão (processos internos, imagem do veículo, preocupações adicionais à qualidade do produto…). O ICJOR, portanto, levará em conta aspectos que garantam desempenho e acompanhamento da qualidade editorial, performance organizacional, governança e creditação.
Ao final, o ICJOR estará disponível para empresas do setor e para o público consumidor de informação.
***
O projeto ICJOR prevê a entrega de 22 produtos em dois pacotes:
O pacote científico terá 13 produtos:
# 1 livro final, sintetizando a pesquisa e seus principais achados
# 1 sistema informático para aplicação dos indicadores e obtenção do índice da credibilidade jornalística.
# 6 artigos científicos para publicação em periódicos reputados e de impacto na área
# 5 textos para anais de evento
O pacote dirigido ao público mais amplo e geral terá 9 produtos:
# 1 site reunindo informações sobre o projeto
# 6 artigos publicados em sites como Observatório da Imprensa ou semelhantes
# 1 publicação do tipo informe de caráter didático sobre o tema
# 1 live de lançamento do livro e apresentação dos resultados finais.
As entregas dos produtos estão uniformemente distribuídas no período de duração da pesquisa, e todos os produtos estarão disponíveis na seção Resultados.