Metodologia

Um projeto como este requer planejamento, organização e a coordenação de esforços de cinco equipes distintas.

Para atender aos objetivos da pesquisa, os pesquisadores se distribuíram em grupos que vão se debruçar sobre aspectos que ajudam a compor a credibilidade jornalística. A estrutura de trabalho se apoia em cinco eixos:

  • Compromissos Democráticos do Jornalismo (Eixo DJ, sob responsabilidade da equipe Unesp)
  • Accountability do Jornalismo (Eixo AC, a cargo da equipe UnB)
  • Teoria e Ética Jornalística (Eixo TE, com a equipe UFSC)
  • Sistemas de Qualidade (Eixo SQ, com a equipe UFS)
  • Combate à Desinformação (Eixo CD, com a equipe UFPA)

Cada equipe organiza sua dinâmica interna de modo a seguir o cronograma geral da pesquisa. Os coordenadores dos eixos reúnem-se periodicamente para acompanhamento, troca de informações, e avaliação de resultados. Só em 2022, foram realizadas 19 reuniões entre os coordenadores dos eixos. Canais de comunicação interna permitem interação e equalização de informações.

Do ponto de vista metodológico, o projeto vai combinar diversas técnicas de pesquisa:

a) revisão bibliográfica sobre o conceito de credibilidade e seus entornos;

b) análise de conteúdo de mídias jornalísticas, em especial as consideradas alternativas, que tendem a estabelecer relações diferentes de confiança com seu público;

c) análise documental de manuais, documentos, normativas, sites e guias editoriais;

d) análise de enquadramento de coberturas;

e) entrevistas e grupos focais com jornalistas e consumidores de informação.

A aplicação dessas técnicas permitirá a extração de indicadores que serão introduzidos no sistema Q-Avalia, já desenvolvido por um de nossos pesquisadores. O módulo para a geração do Índice de Credibilidade Jornalística (ICJOR) estará apoiado em dois instrumentos de extração de informações, do produto (coberturas jornalísticas, reportagens…) e gestão (processos internos, imagem do veículo, preocupações adicionais à qualidade do produto…). O ICJOR, portanto, levará em conta aspectos que garantam desempenho e acompanhamento da qualidade editorial, performance organizacional, governança e creditação.

Ao final, o ICJOR estará disponível para empresas do setor e para o público consumidor de informação.

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O projeto ICJOR prevê a entrega de 22 produtos em dois pacotes:

pacote científico terá 13 produtos:

# 1 livro final, sintetizando a pesquisa e seus principais achados

# 1 sistema informático para aplicação dos indicadores e obtenção do índice da credibilidade jornalística.

# 6 artigos científicos para publicação em periódicos reputados e de impacto na área

# 5 textos para anais de evento

 

pacote dirigido ao público mais amplo e geral terá 9 produtos:

# 1 site reunindo informações sobre o projeto

# 6 artigos publicados em sites como Observatório da Imprensa ou semelhantes

# 1 publicação do tipo informe de caráter didático sobre o tema

# 1 live de lançamento do livro e apresentação dos resultados finais.

As entregas dos produtos estão uniformemente distribuídas no período de duração da pesquisa, e todos os produtos estarão disponíveis na seção Resultados.