Metodologia
Um projeto como este requer planejamento, organização e a coordenação de esforços de cinco equipes distintas.
Para atender aos objetivos da pesquisa, os pesquisadores se distribuíram em grupos que se debruçaram sobre aspectos que ajudam a compor a credibilidade jornalística. A estrutura de trabalho se apoiou em cinco eixos:
- Compromissos Democráticos do Jornalismo (Eixo DJ, sob responsabilidade da equipe Unesp)
- Accountability do Jornalismo (Eixo AC, a cargo da equipe UnB)
- Teoria e Ética Jornalística (Eixo TE, com a equipe UFSC)
- Sistemas de Qualidade (Eixo SQ, com a equipe UFS)
- Combate à Desinformação (Eixo CD, com a equipe UFPA)
Cada equipe organizou sua dinâmica interna de modo a seguir o cronograma geral da pesquisa. Os coordenadores dos eixos reuniam-se periodicamente para acompanhamento, troca de informações, e avaliação de resultados. Entre 2022 e 2025, foram realizadas 45 reuniões entre os coordenadores dos eixos para discutir aspectos metodológicos e decidir rumos da pesquisa. Canais de comunicação interna permitiram interação e equalização de informações.
Do ponto de vista metodológico, o projeto combinou diversas técnicas de pesquisa:
a) revisão bibliográfica sobre o conceito de credibilidade e seus entornos;
b) análise de conteúdo de mídias jornalísticas, em especial as consideradas alternativas, que tendem a estabelecer relações diferentes de confiança com seu público;
c) análise documental de manuais, documentos, normativas, sites e guias editoriais;
d) análise de enquadramento de coberturas;
A aplicação dessas técnicas permitiu a extração de subsídios para a formulação de indicadores que foram inseridos no sistema Q-Avalia, já desenvolvido por um de nossos pesquisadores, o professor Josenildo Luiz Guerra. O módulo para a geração do Índice de Credibilidade Jornalística (ICJOR) se apoiou em dois instrumentos: Produto (coberturas jornalísticas, reportagens…) e Gestão/Inovação (processos internos, imagem do veículo, preocupações adicionais à qualidade do produto…). O ICJOR, portanto, leva em conta aspectos que garantam desempenho e acompanhamento da qualidade editorial, performance organizacional, governança e creditação.
O projeto ICJOR entregou 24 produtos de dois tipos:
O pacote científico tem 16 produtos:
# 1 livro, sintetizando a pesquisa e seus principais achados
# 1 sistema informático com indicadores para o ICJOR
# 6 artigos científicos publicados em periódicos brasileiros e internacionais reputados e de impacto na área
# 6 textos publicados em anais de evento
# 2 artigos científicos em avaliação em revistas da área
O pacote dirigido ao público mais amplo e geral tem 8 produtos:
# 1 site reunindo informações sobre o projeto
# 6 artigos publicados em sites como Observatório da Imprensa ou semelhantes
# 1 live para apresentação dos resultados finais
Os produtos estão disponíveis na seção Resultados