ICJOR vence prêmio nacional de pesquisa aplicada

29/09/2025 23:10

O Projeto ICJOR venceu a edição 2025 do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo, na categoria Pesquisa Aplicada. O prêmio é concedido anualmente pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR) e reconhece os melhores trabalhos científicos do campo no país.

Segundo o regulamento, a categoria Pesquisa Aplicada premia produtos, protótipos e ações de intervenção prática ou de impacto jornalístico na sociedade. “Desenvolvemos um sistema com indicadores que podem ajudar a distinguir os meios de comunicação conforme a sua credibilidade jornalística”, explica o coordenador-geral do ICJOR, Rogério Christofoletti. “Nosso modelo foi testado, e os resultados mostraram que as organizações com maior credibilidade investem em produtos de qualidade e em gestão ética e responsável”, completa.

Financiado pelo CNPq, o Projeto ICJOR foi desenvolvido ao longo de três anos por mais de vinte pesquisadores, divididos nas cinco regiões brasileiras. Danilo Rothberg coordenou a equipe na Unesp, Rafiza Varão, na UnB, Josenildo Guerra, na UFS, Ana Prado, na UFPA, e Christofoletti, na federal de Santa Catarina. Dois desafios motivaram a proposta de indicadores de credibilidade jornalística: a necessidade de combater a desinformação com o fortalecimento de ecossistemas informativos profissionais, e a urgência de reversão da queda da confiança pública no jornalismo.

Além de um sistema de indicadores que permite comparar a credibilidade de veículos de comunicação, o Projeto ICJOR gerou um livro, oito artigos científicos, seis comunicações em eventos científicos, seis artigos opinativos para o debate público, um site de documentação da pesquisa e um evento nacional, o Qualijor-Amazônia. “Ainda podemos aprimorar o sistema, mas ele já traz avanços nas pesquisas que temos realizado sobre qualidade”, avalia Josenildo Guerra, ao destacar a cooperação científica que reúne alguns membros desde pelo menos 2010.

O reconhecimento com o Prêmio Adelmo Genro Filho motiva a equipe a projetar novas etapas da pesquisa, como a adição de novos indicadores ou a inserção de outros meios de comunicação para a testagem. Esses desdobramentos exigiriam mais verbas de financiamento, reconhecem os pesquisadores. Até lá, eles se preparam para receber o prêmio durante o 23º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, que acontece em novembro em Ponta Grossa (PR).

Veja a repercussão do prêmio:

> No portal da Intercom: Conheça os(as) vencedores(as) do Prêmio Adelmo Genro Filho 2025

> No Notícias da UFSC: Professores da UFSC conquistam prêmio de pesquisa em Jornalismo

> No site do PPGJOR/UFSC: Professores do PPGJOR conquistam Prêmio Adelmo Genro Filho